Ibiúna reduz horário do comércio e proíbe supermercados de abrirem aos domingos

Após alertar na última semana para o aumento de internações por causa do Covid-19 em Ibiúna, a prefeitura publicou na segunda-feira (31) um novo decreto que reduz o horário de funcionamento do comércio e proíbe mercearias e supermercados de abrirem nos feriados e domingos. A medida vale inicialmente até o próximo dia 15 de junho.

Veja abaixo as principais mudanças:

  • A partir do dia 01/06/2021 e até 15/06/2021 os estabelecimentos comerciais que desenvolvem atividades não essenciais poderão desenvolver as suas atividades entre o período das 9h às 17h.
  • Os supermercados, mercados e mercearias não poderão funcionar nos domingos e feriados, devendo os mesmos estabelecimentos encerrarem as suas atividades às 20hs.
  • Os restaurantes e conveniências estão autorizados a realizarem atendimento presencial até as 17hs, após esse horário somente em sistema delivery, drive thru e take away.
  • Os bares, lanchonetes e trailers estão proibidos de realizarem atendimento presencial no período, devendo funcionar somente em sistema delivery, drive thru e take away.
  • No período constante do artigo 2º ficam suspensas as aulas presenciais nas redes privada e pública de ensino, seja ela municipal ou estadual, devendo nesse período serem realizadas as atividades online
  • Ficam suspensas as atividades presenciais nos templos religiosos de qualquer culto, devendo as atividades serem realizadas através dos canais digitais.
  • No período, fica vedado o anúncio e a locação de chácaras para recreio no município de Ibiúna.

Nesta semana a Prefeitura de Ibiúna emitiu uma nota solicitando mais cuidado da população em relação ao novo surto de COVID-19 na cidade. Entre quinta-feira (20/05) e quarta-feira (27/05) foram registrados 437 novos casos da doença. No mesmo período, São Roque que possui população semelhante à da cidade vizinha marcou 117 notificações (no auge da pandemia, foram 365 casos confirmados para o novo coronavírus em uma semana).