Prefeitura vai aumentar fiscalização e casos de COVID-19 continuam aumentando

O número de casos de COVID-19 voltou crescer e preocupa as autoridades de São Roque e região. O primeiro aumento significativo destacado aconteceu em Ibiúna quando entre quinta-feira (20/05) e quarta-feira (27/05) foram registrados 437 novos casos da doença. No mesmo período, São Roque que possui população semelhante à da cidade vizinha marcou 117 notificações (no auge da pandemia, foram 365 casos confirmados para o novo coronavírus em uma semana).

Após alertar a população na semana passada, a Prefeitura de Ibiúna emitiu um novo decreto nesta segunda-feira (31/06) reduzindo o horário de funcionamento do comércio e proibindo a abertura de mercearias e supermercados aos domingos, pelo menos, até 15 junho. Até esta quinta-feira (03/06) não houve a divulgação do boletim semanal que registraria os casos entre 28/05 e 02/06.

+ Santa Casa está com 100% de ocupação na ala COVID-19

Dados Oficiais

A situação em São Roque também voltou a preocupar. O Jornal O Democrata divulgará, a partir desta semana, dois boletins semanais. Na versão impressa, com a média semanal entre terças e quartas-feiras, e no site com os dados registrados entre segundas-feiras e domingos. Dessa forma, a análise dos números foge de desvios e fica menos sujeita ao sensacionalismo.

Nesse sentido, a cidade registrou entre 31/05 e 06/06 a segunda pior semana em número de casos. Foram 347 exames positivos, contra 365 no auge da pandemia. Devido a instabilidades registradas no E-SUS ocorrido na semana passada, os dados registrados no boletim de segunda-feira da prefeitura compreenderam do dia 25 a 30 de maio, totalizando 158 casos positivos. O registro semanal busca evitar essas desproporções.